Postado dia 01 outubro 2024

Escova orgânica faz bem ou mal para o cabelo




Na procura por disciplinar o cabelo, seja alisando ou mesmo diminuindo o volume dele muitas pessoas procuram na internet, e nos salões, informações sobre o que fazer. A escova chamada de ORGÂNICA é uma delas. Mas o que ela realmente é e faz?




Recebo muitas perguntas, principalmente quando abro "caixinha" nos stories lá no meu Instagram onde as pessoas perguntam sobre alisamentos, redução de volume do cabelo, escova progressiva e... escova orgânica!

Eu digo há anos aqui que dentro da área da beleza existem muitos nomes, e o que mais acontece, e eu vejo isso nesses anos todos, é mudarem o nome do mesmo serviço para outro apenas com o intuito de apresentar algo supostamente novo para as pessoas. Contudo de novo não tem nada né fia...

E esse é o caso da escova orgânica!

Eu já falei muito sobre progressiva aqui no blog, muito mesmo! Tanto é que se você quiser ver as matérias sobre o assunto progressivas, plásticas, dentre outras basta clicar AQUI que será aberta uma nova janela, sem essa daqui se fechar, e você vai ver tudo que já falei.

Pois bem. A escova orgânica leva esse nome porque é feita por ácidos orgânicos. Simples assim. Mas veja bem que esse nome "orgânico" leva uma fama de coisa boa, natural, porque as pessoas relacionam mais aos alimentos.

"Ah, Fulana, comprei umas bananas orgânicas, você tem que ver que maravilha, não tem agrotóxicos!", não é assim que geralmente lembramos dos orgânicos?

Mas o fato é que a escova orgânica nada mais é que uma escova feita de ácidos, e o mais usado deles é o ácido glioxílico, ás vezes também chamado de ácido formilfórmico. Este último não é muito usado como maneira de falar porque as pessoas associam diretamente ao FORMOL, e não estão de todo erradas.

A pergunta: a escova orgânica alisa o cabelo? A resposta: sim!

É um bom alisamento? NÃO!

Essas escovas, importante dizer, são permanentes, ou seja, alisam definitivamente. Logo, aquele fio que passou por uma escova orgânica não voltará à sua forma original nem por reza brava!

Mas, na minha opinião, e tenho essa opinião faz uns 15 anos, é que na escova de ácido, ou como dizem "orgânica", o pior efeito é exatamente o de afinamento dos fios.

Isso irá acabar em cabelos frágeis, quebradiços e que com o tempo irão ficar ralos, principalmente no comprimento e pontas.

Agora que você sabe da real fica por sua conta e risco.

E se você quiser me ouvir falando mais sobre o assunto, ao invés de ler, você pode ir lá no meu canal do Youtube, e já aproveita para se inscrever ok?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.