Postado dia 11 abril 2020

Bepantol no cabelo não funciona




Com tantos produtos de cabelo no mercado, ou melhor, para cabelo, o que mais se vê na internet são afirmações de produtos que funcionam, fazem milagres, ressuscita até morto! Mas já parou para pensar do real efeito de cada um. Hoje quero falar do Bepantol.


Será que funciona?


Se você não conhece o Instagram @cabelosesonhos acessa lá e segue, é muito importante a conexão de vocês comigo e ainda melhor: lá tem conteúdos, fotos que não dá pra postar aqui. Segue lá.


Por incrível que pareça essa matéria estava como rascunho aqui no blog desde 2012, isso mesmo!!! E por que eu não a escrevi antes? Porque não quis. A internet de repente se polarizou demais, pessoas falam o que querem, vendem o que querem e o que não querem a troco de besteira as vezes.

Eu poderia falar muito disso aqui mas resolvi deixar pra lá...

O Bepantol já foi muito falado por blogueiras exatamente nessa época, 2010, 2014 por aí... De tempos em tempos aparece algo milagroso, que faz o cabelo crescer 1 metro por mês, ou que faz o cabelo que emborrachou ficar duro e brilhante como uma barra de aço inox e por aí vai.

Fato é que nesses anos que tenho o blog procurei apresentar aqui o que faz efeito e o que não faz, pois pra mim, profissional, que trabalho com cabelos e indico as pessoas fazerem procedimentos nos cabelos delas o que me interessa é resultado, eficácia, e não conversa.

Já falei aqui de óleos vegetais, por exemplo, como da questão de óleo mineral dentre outros aspectos e ativos que são muito difundidos na internet. Caso queira conhecer e ler sobre os óleos vegetais basta acessar a matéria no link abaixo:



O D-Pantenol é um ativo muito bom para o cabelo. Esse principio ativo retém uma maior quantidade de água quando usado nos fios, por exemplo, ou na pele. Todavia quando entramos no proprio site da Bayer, que é a fabricante da pomada em questão, vemos que as indicações são para tratar a pele, como fissuras, escaras, dentre outras questões.

Já li pessoas dizerem que o Bepantol faz o cabelo crescer, que retarda a queda dos fios, e nada disso faz sentido nem tem comprovação cientifica.

Muitos irão questionar: mas e o Bepantol líquido? A questão aqui é bem simples: o D-pantenol ou Dexpantenol, em sua forma líquida pode ser usado nos cabelos a fim de hidratar, ou seja, repor água. Levando em consideração o que realmente o Dexpantenol faz eu usaria melhor dique que ele o principio ativo Dexpantenol em sua forma liquida pode ser usada nos fios com o intuito de reter mais água no mesmo.

Aqui entra algo mais técnico. Recentemente fiz uma Live com uma colega cabeleireira que é Engenheira Química e já trabalhou na industria cosmética fabricando produtos para cabelos, e com a pergunta de uma leitora acabamos por falar do Bepantol.

Como ela explicava na live o Dexpantenol é um ativo, já o Bepantol é um produto. Para o Dexpantenol agir nos fios ele precisa de uma transportador, o que é chamado na fabricação de "veículo" para levar o ativo até o interior dos fios.

Assim posso afirmar que o Bepantol em creme de nada serve para os fios, já o o líquido pode até ser usado nos fios com intuito de reter água, mas se você quer tratar os fios você precisará se valer de produtos de acordo com a necessidade do seu fio naquele momento, como eu explico no Cronograma Capilar Brasileiro, que se você não conhece pode começar pelo link abaixo:

Então vejo assim: o Bepantol líquido possui Dexpantenol mas possui outros ativos também, para compor sua formulação, e que não são tão adequados quanto uma máscara para tratar a porosidade dos fios, que possui em sua fórmula (por exemplo) o óleo de côco ou de argan, e, possui também o Dexpantenol como princípios ativos.

No caso citado acima o cabelo receberá uma carga de um ativo, o óleo no caso, que está tratando a porosidade dos fios, a textura dos fios, e para complementar esse trabalho o Dexpantenol em sua fórmula fará com que a água ali depositada seja mais retida que se não tivesse esse ultimo ativo.

Deu pra entender o raciocínio?

Em breve falarei disso também no meu canal do Youtube, que você pode seguir lá também.

Forte abraço!



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.