Quando falamos em volume de cabelo logo vem na mente cabelos esvoaçantes que quase não cabem dentro do carro. Mas volume não é isso para muitas pessoas, afinal o que elas procuram é alguma forma de lidar com o cabelo de maneira que esse tenha mais leveza e forma.
A foto acima é uma forma de protesto bem inteligente e engraçada, mas que não deixa de ser uma realidade aqui no Brasil e também no mundo quando o assunto é forma de cabelo.
Pois pense bem comigo: o que chama mais a atenção das pessoas, um cabelo liso escorrido, reto, ou um cabelo com ondas trabalhadas e esvoaçante transmitindo poder?
Claro, é uma opinião profissional seguindo a maioria que tenho visto e presenciado nos salões, obviamente muitas pessoas, mulheres principalmente, dirão que preferem até a morte um cabelo liso escorrido!
Mas para aquelas que necessitam ou querem mais volume nos cabelos é necessário se adaptar a alguns requisitos e práticas. É interessante que antes de continuar lendo essa matéria aqui, você dê uma passadinha em uma outra antes para entender bem a diferença entre volume e densidade, que irá mudar completamente a forma de olhar o modelado do cabelo, veja:
Para quem tem cabelos lisos e naturalmente baixos e/ou pesados, é necessário que se adapte o corte ao efeito desejado na cabeleira (não confunda com cabeleireira hein). Esse é o caso, por exemplo, de uma cliente minha que é descendente de japoneses e portanto possui cabelos mongolóides (abertura do folículo) e por isso fios lisos e pesados.
Corte da japonesa para dar volume |
Ela pediu um corte que desse mais volume nos fios e a deixasse com um aspecto mais ousado e ainda que tivesse que arrumar os cabelos que eles ficassem com mais volume e não escorridos.
Optamos por fazer um corte com graduação no posterior (atrás) e efilado em degradè no frontal para dar corpo aos fios e para que o peso fosse retirado e não sentido quando o cabelo secasse.
O resultado você vê na foto ao lado.
E na escolha do corte é interessante que se pense em como o cabelo será usado, pois assim é mais fácil pensar em que tipo de graduação se deve trabalhar o corte e também a sua finalização.
Para melhor explicar o que acabei de dizer aqui sugiro que você dê uma breve lida na matéria sobre como escolher o tipo de corte adequado ao que você irá usar:
Sei que você deve estar se perguntando: " mas e os produtos, não existe nada indicado para isso? ".
Sim, é que você é apressado(a) e não deixa eu nem terminar uai (sim sou mineiro com alegria)! Existem produtos adequados para quem quer dar volume ou mesmo aumentar e ainda realçar o volume dos mesmos.
Dependendo do tipo de volume que ser quer dar no fio irão também variar os produtos. Por exemplo, cabelos finos e com baixa densidade (ralinhos) pedem produtos mais leves e com mais fixação, como as mousses.
Já os fios mais pesados, como o da foto em que fiz o corte acima ao lado, o indicado são produtos mais líquidos como o Iron Shape 11 da Redken que inclusive falei aqui no blog a pouco tempo atrás.
Os géis não são tão indicados para esse caso por pesarem o fio enquanto seca, mas se você utilizar com um difusor para secar os fios bem rápido você terá cabelos com volume, definidos e duradouros, o contra fica por conta de após dormir o cabelo embaraçar mais.
Há ainda opções bem versáteis de produtos que são aqueles que são uma mistura de liquido com gel, que acaba se tornando uma textura em loção, como o Ringlet da Curvaceous Redken, que também falei aqui blog, que para mim, é um dos melhores para cabelos cacheados. Tanto disciplina, aumenta o volume e trata do fio.
Enfim, dar volume ou aumenta-lo nos fios é uma questão tríplice: corte, produto, modelado.
Assim vale a pena investir em um bom corte adequado, em bons produtos e gastar um pouquinho de tempo para dar a forma adequada nos fios.