Olá leitores do Cabelos E Sonhos.
Um assunto que ainda é altamente discutido no Brasil, e no mundo eu diria, é a questão das escovas progressivas serem, hoje, boas ou ruins, permitidas ou não, alisantes ou não, estragarem ou não. Mas um componente tem sido muito falado e hoje vou falar sobre ele: o fenoxietanol.
Fenoxietanol na estrutura de Kekule |
Me perguntaram algumas vezes sobre o fenoxietanol em escovas progressivas. Eu apenas respondi o óbvio para quem conhece um mínimo, minimo mesmo, de química: É UM CONSERVANTE!
Existem várias tipos de conservantes de cosméticos: o fenoxietanol, os parabenos, o formol...
E para não restar dúvida já vou logo avisar os engraçadinhos que teimam em me perguntar sobre o formol: o formol é PROIBIDO NO BRASIL!!!
Porque ainda tem gente que teima em me perguntar sobre a praga das escovas progressivas com formol. E para quem ainda não leu então fica aí a dica da matéria com as resoluções que baniram o formol do uso como "alisante":
Voltando a nossa questão do fenoxietanol insta salientar que o mesmo é um composto químico orgânico, e é largamente utilizado em produtos dermatológicos, vacinas, cosméticos em geral, além do mesmo ser um tipo de bactericida.
Falando dele na escova progressiva...
O fenoxietanol é utilizado nas escovas progressivas como conservante, NÃO COMO ALISANTE, assim como os parabenos são usados nos cosméticos que optam por não usar o fenoxietanol ou outro conservante qualquer.
Além desses conservantes existem vários outros como o Cloreto de Benzalcônio, o Álcool Benzílico, o Fenol...
Portanto o fenoxietanol não alisa, assim como o formol não alisa cabelo. Ambos agem como conservantes.
Só para ficar claro, e porque não custa lembrar: o formol é proibido, eu não indico, eu não uso, eu odeio o formol usado como "alisante" em progressivas.
Agora começa a polêmica que me levou a escrever essa matéria: os emails que eu cansei de receber,
Pessoas que leram aqui no blog as respostas onde eu respondi a frase que eu "não tenho nada contra o fenoxietanol" leram uma matéria sobre o composto e começaram a mandar para meu email o link dela, que inclusive eu já tinha lido a muito tempo atrás, logo quando ela foi publicada.
É que o farmacêutico Dr. Gustavo Boaventura, do Cosmética em Foco, em uma matéria sua sobre Alisamento com Fenoxietanol foi bastante enfático na sua pronúncia sobre esta questão.
E eu concordo com ele em quase tudo na matéria, MENOS na parte onde ele afirma que:
"se seu cabeleireiro defende o uso desses produtos provavelmente ele usa formol".
Eu desde que comecei com o Cabelos E Sonhos leio o blog dele, inclusive já trocamos email sobre a ação do ácido glioxílico nas escovas progressivas.
Por isso me vejo na legal posição em criticar, em partes, a frase dele acima, pelos seguintes fundamentos:
- O fenoxietanol é um conservante então não há que se falar em alisamento, mas falar que quem fala do fenoxietanol, provavelmente usa formol, foi, no mínimo, generalizador;
- Assim como o fenoxietanol os parabenos são conservantes, e criticados por várias alas da industria química, e também usados como conservantes em progressivas, e ele o Dr. Gustavo fala bem deles nessa matéria;
- O fenoxietanol é uma alternativa aos nocivos conservantes liberadores de formaldeído, que é citado em uma pesquisa/estudo cientifico feita pelo Dr. Lawrence E. Wineski, do Departamento de Anatomia da Morehouse School of Medicine de Atlanta (EUA) citado nesse artigo "Phenoxietanol as a Nontoxic Preservative in the Dissection Laboratory".
Por ele, Dr. Gustavo, defender o uso dos parabenos nos cosméticos como conservante ele também usa formol? Creio que não!
Assim como eu não tenho nada contra o fenoxietanol (nem ele tem) e nem por isso, provavelmente, uso formol.
Para quem conhece o Cabelos E Sonhos, sabe que a muito tempo eu tenho batido aqui, no Twitter e na nossa página do Facebook que eu não uso, não indico e odeio o uso do formol e de ácidos (como o Glioxílico) em escovas progressivas.
E eu desafio qualquer um a mostrar um blog ou site, na internet mundial, que tenha lutado e esteja lutando tanto contra as escovas progressivas de formol e ácidos.
Só para citar, e para que vocês tomem conhecimento, eu recebo emails de ameaça de representantes de cosméticos e de empresas de progressivas de ácidos falando que eu "deveria mudar minha posição", por conta das matérias sobre escovas progressivas em que eu me posicionei contrário à elas.
Para eles eu sinto informar que estou amparado pelo Código Penal Brasileiro, mais precisamente pelo inciso II do art. 142.
Portanto pessoal o Fenoxietanol, não alisa cabelo, mas é um conservante.
E não estou criticando o Dr. Gustavo Boaventura, que para mim é um grande farmacêutico que tem sido muito útil em nossas pesquisas e discussões sobre química cosmética, mas apenas usei meu direito de imprensa e livre opinião para discordar da posição de quem "provavelmente usa formol quando defende produtos que tenham fenoxietanol".
Um grande abraço para ele (vou enviar-lhe um email) e para todos que me mandaram emails citando a matéria, vocês tomaram horas de pesquisas minhas sobre o fenoxietanol, muito mais do que eu já sabia, rs.
P.S= não vou responder perguntas do tipo "Marlon qual progressiva você usa" ou "então qual composto você indica?".