Olá leitores do Cabelos E Sonhos.
Muitas pessoas tem recorrido ao processo da escova progressiva/inteligente para domar os fios. No entanto existem pessoas que fazem o procedimento novamente com um espaço menor de tempo e outras em um espaço maior. Mas qual o tempo entre uma progressiva e outra?
Quanto tempo o tempo tem? |
Não preciso ensinar ninguém que a progressiva é feita quando a pessoa julga ser necessário para reduzir o volume. Contudo é importante frisar que progressiva não retira o volume, apenas o reduz temporariamente.
Obviamente que não estou me referindo a uma progressiva a base de ácidos, pois como já falamos em outras matérias as progressivas de ácidos ao penetrarem no fio causam sim a mudança permanente das ligações alterando assim a sua estrutura.
Inclusive foi muito comentado e discutido a questão da acidificação dos cabelos causada pelas progressivas de ácidos em uma matéria em que falamos desse problema muito perigoso:
O problema não é fazer a progressiva. É com quem e com que produto se faz!
Pois as vezes ocorre de o produto ser bom e o profissional não ter treinamento adequado para aplicação e maximização do resultado, como também o profissional pode ser excelente, até fazer com que o produto faça mais do que devia mas ainda assim ele não faz milagre!
E é justamente nesse ínterim, ou nesse entremeio, que vem a questão do tempo necessário entre uma progressiva e outra.
Essa questão de espaço temporal permeia outras áreas relacionadas a cabelo, como a duvida de quanto em quanto tempo se deve fazer o retoque de tintura, de quanto em quanto tempo deve ser feito o retoque do relaxamento, qual o intervalo entre as luzes, por exemplo, e que já falei sobre aqui no blog.
Porem o assunto aqui é sobre progressiva.
Normalmente as progressivas a base de conservantes (lembrando que o formol é proibido e eu não faço) tem uma durabilidade relacionada à quantidade de lavagens. Portanto quem lava 3x semana terá uma durabilidade maior do que quem lava todo dia.
Mas e qual o intervalo minimo? Aqui a regrinha é diferente da tintura e luzes.
Eu sempre oriento minhas clientes a não fazerem com menos de 3 meses de espaço entre uma e outra. Isso é o minimo.
Outra questão também é que eu não faço outra progressiva se a pessoa não cortar e cauterizar antes, como também indico hidratações semanais em casa.
Porque quando você faz a progressiva o fio continua se deteriorando normalmente, como se fosse virgem, só que pelo volume estar temporariamente menor, a pessoa acaba não considerando a necessidade de tratamento, que é fundamental.
Por isso que se não houver tratamento e corte regular eu não faço, pois prefiro ter uma menor quantidade de cabelos bonitos na rua levando meu nome, do que uma grande quantidade de dinheiro no bolso e pessoas que não voltam nunca e ainda "queimam o filme" com o próprio cabelo.
Existem muitas discussões sobre o assunto progressiva, inclusive eu abordei sobre a questão de poder fazer progressiva em um cabelo elástico e/ou quebrado:
Portanto pessoal se você é daqueles que subiu um fiozinho e já acha que a progressiva está perdendo o efeito, mesmo tendo feito somente a 1 mês atrás, e pretende fazer novamente, eu dou um conselho: coloque as barbas de molho.
Muitos profissionais vão fazer, por o dinheiro no bolso e sorrir, mas e seu cabelo?