Hoje resolvi falar de um problema que muita gente tem e não sabe o que é. Eu me refiro a Tricotilmania. Esta acomete mais as mulheres mas por que?
Tá de arrancar os cabelos? |
Mas tinha uma parte que chamavam de "doenças relacionadas ao cabelo", dentre elas estava a Tricotilmania.
Contudo a tricotilmania, a meu ver, é mais o transtorno compulsivo obsessivo (olha eu dando de psicologo...) do que uma doença em sí, como é a anemia capilar.
Outra coisa que também chama de doença do cabelo, que na verdade é mais uma exteriorização do dano químico/mecânico sãos os pontinhos brancos que se formam no cabelo.
Não sabe o que é também? Então veja:
A Tricotilmania é o hábito (péssimo!) de "arrancar" os fios ou então de "parti-los" com as mãos. Vejo na maioria dos casos mulheres com esse hábito.
E em que esse hábito pode ser prejudicial? Simples! Ao arrancar os fios de uma forma abrupta a pessoa pode acabar danificando o folículo piloso (saída do fio do couro cabeludo) fazendo com que o organismo entenda aquilo como uma agressão vindo o folículo a inflamar e até mesmo acabar por cicatrizando.
E essa cicatrização faz com que o fio não nasça mais. Nunca mais. Seria como aquela pessoa que queima uma parte da pele e essa cicatriza lisa, não nasce fio ali mais.
Também pode ocorrer do fio não cicatrizar, do folículo somente se fechar, mas aí acontecerá o que conhecemos como "pêlo encravado" que em alguns casos também pode doer muito.
Não sei se já falei para vocês mas também sou designer de sobrancelhas, e o que tenho observado é que fios mal arrancados com a pinça acabam por ficar como os fios da cabeça que são arrancados: encravados e por dentro da pele.
Em alguns casos pode até acontecer uma infecção, tendo em vista que nosso couro cabeludo é lotado de Malassezia Furfur, um fungo que causa as Pytiriasis. Não sabe do que estou falando? Estas sim podem ser consideradas doenças, veja:
Portanto você que tem aquele costume de ficar "arrancando os cabelos" literalmente e depois fica correndo aí pelos blogs de cabelos e perguntando: "estou cheia de tocos de cabelo e não sei o que faço" se cuide, pois você pode causar um dano grave e de difícil reparação.
Seria até bakana você compartilhar essa matéria para alguém que você conheça ou mesmo para divulgar para as pessoas saberem o quanto isso pode ser ruim para elas.
Pergunto: você tem esse hábito ou já teve?
Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.
Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.
Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos