Algumas postagens atrás eu falei sobre esse principio ativo que vem sendo muito utilizado na cosmetica capilar por várias empresas. Tal composto tem ganhado cada vez mais conceito e e divulgação por isso resolvi falar um pouco sobre o mesmo em relação ao que interessa aos nossos leitores: os cabelos.
Formula estrutural |
O ácido hialurônico é muito utilizado na área da cosmética, principalmente na área mais voltada à, estética em geral. Como não entendo de estética não vou nem entrar no mérito.
Ele é um elemento orgânico formado por outros dois elementos, os quais não vem ao caso falar.
O ácido hialurônico faz com que a integridade das fibras de colágeno presentes no corpo sejam preservadas.
Como disse a vocês não vou por o dedo em estética mas o colágeno garante a elasticidade e lisura da pele e sua quantidade na pele é inversamente proporcional à idade, ou seja, mais velho = menos ácido hialurônico = mais rugas.
Como disse a vocês não vou por o dedo em estética mas o colágeno garante a elasticidade e lisura da pele e sua quantidade na pele é inversamente proporcional à idade, ou seja, mais velho = menos ácido hialurônico = mais rugas.
Na estética (já estou falando demais de estética) é muito utilizado para preencher sucos deixados pelas rugas (que são uma horror nas makes, que também não é nosso foco) e para o cabelo a intenção é também de preenchimento.
Sabemos que o cabelo é formado de várias proteínas como a queratina, a elastina, e também o colágeno. E o colágeno é o que garante a elasticidade do fio.
Então o que temos é que o ácido hialurônico nos cabelos tem o intuito de preencher espaços deixados por trabalhos químicos ou mecânicos e que com o passar do tempo deixaram os fios com "buracos", caso do formol manipulado nas escovas progressivas.
Em um artigo sobre indicação de escovas progressivas eu já tinha citado o elemento:
Particularmente eu tenho gostado muito do trabalho dos químicos contemporâneos na busca por novos elementos químicos que possam ser inseridos na vida capilar. É uma busca válida tendo em vista que cada vez mais a estética capilar vem ganhando contornos tão grandes como a informática.
O que não recomendo é progressivas sendo vendidas como "escova de ácido hialurônico" falando para as pessoas que vai deixar o cabelo de uma forma maravilhosa. Mil vezes não!
Um bom profissional ou quem estuda deve saber que um meio que tem o PH muito baixo, ou seja, ácido, tende a se afinar tanto a ponto de se dissolver, assim como acontece quando o PH é muito alto e o cabelo acaba se desintegrando.
Então queridos leitores do Cabelos E Sonhos, produtos com ácido hialurônico para os cabelos somente os shampoos, condicionadores, máscaras e de tratamento. Nada de progressivas que deixam seus cabelos maravilhosos ok.