Apesar de não ser uma questão nova é boa: produtos para animais aplicados nos cabelos por conta de suas propriedades são bons ou não? No caso vou falar do Monovin A. Vamos lá?
Rapunzel ??? |
Seria uma disparidade falar no efeito de um produto animal no cabelo sem antes falar um pouco de histologia capilar.
Considerações básicas:
- O cabelo é formado no bulbo capilar;
- O bulbo capilar é alimentado por vasos sanguíneos, portanto, de nutrientes contidos no sangue;
- O fio será forte ou não conforme o que está no sangue que alimenta o bulbo.
Ah, quero sugerir que você siga nosso Instagram @cabelosesonhos para você ficar por dentro de fatos e fotos que não são publicadas aqui.
O Monovin - A é um produto manipulado e desenvolvido para animais em geral e não somente para cavalos como alguns dizem. É indicado para hipovitaminose A e seus efeitos (tais efeitos como aborto).
O produto não é indicado para crescimento de pêlos para animais, mas tão somente para tratar de sintomas que são gerados pela falta da vitamina A no organismo animal.
O crescimento de pêlos em animais é um possível efeito colateral, podendo ocorrer ou não.
O produto normalmente comercializado pela Bravet tem sua forma de aplicação como "injeção intramuscular profunda".
Não pode ser administrado via oral pois o mesmo tem sua sintese através da corrente sanguínea.
Nos cabelos:
Agora que falamos um pouco do produto e da histologia capilar vamos entender melhor. O produto só age se for administrado e absorvido no sangue, ou seja, aplicações externas não têm efeito.
O bulbo capilar é quem produz o cabelo, e o mesmo (o bulbo) é "alimentado" pelo sangue, ou seja, se o sangue está bem nutrido, está correto, então o fio que será produzido será também um fio bom.
Nesse caso observamos que pessoas com ANEMIA tendem também a produzir fios anêmicos (sabia que existem cabelos anêmicos?) falarei disso noutra matéria.
Nesse caso observamos que pessoas com ANEMIA tendem também a produzir fios anêmicos (sabia que existem cabelos anêmicos?) falarei disso noutra matéria.
As pessoas tem utilizado Monovin A diretamente nos fios, bem como usando ele dissolvido em xampú ou condicionador.
Agora pensem: se o bulbo que é quem produz o cabelo se alimenta de sangue, onde então deveria estar o composto do Monovin A para que tivesse efeito? Na corrente sanguínea concorda?
Agora pensem: se o bulbo que é quem produz o cabelo se alimenta de sangue, onde então deveria estar o composto do Monovin A para que tivesse efeito? Na corrente sanguínea concorda?
Outra pergunta: Quem disse que a vitamina A faz crescer cabelo?
Todo produto para cabelo tem um componente que serve como "transportador" do devido nutriente para dentro do fio.
Sendo assim seria impossível o Monovin ter atuação no fio vez que é aplicado de forma externa. Não vou nem mencionar a hipotese de alguem querer aplicar isso em forma de injeção por que seria desinteligente VISTO QUE É PRODUTO DESTINADO A ANIMAIS.
Outros dois produtos que também são falados no mercado em relação a fazer o cabelo crescer mais rápido sao o Glicopan Pet e o Hemolitan Pet, que você pode ler sobre abaixo:
Sei que muita gente discorda do que apresentei aqui, mas paciência. E para quem fala que aplicou no cabelo e ficou maravilhoso eu dou uma dica: pegue uma baba de quiabo, passe no cabelo, deixe 20 minutos, lave, condicione, e faça uma escova.
Vai ficar maravilhoso. Na hora, pois não faz diferença nenhuma, nem bem nem mal. Assim é o Monovin, dá a cada um aquilo que ele acredita que vai ter, mas NA REALIDADE não faz efeito algum para crescimento do cabelo.
Pergunte a um médico e/ou veterinário qual a posição deles em relação a isso. Uma posição concreta.