Olá leitores do Cabelos E Sonhos.
Na classe dos finalizadores de cabelos temos os leave-ins e os defrizantes. São dois tipos diferentes e vamos de uma maneira objetiva abordar esse assunto e mostrar as diferenças.
Leave-in ou defrizante ???? |
Depois de se lavar um cabelo, condiciona-lo ou hidratar esse cabelo o ideal é usar um finalizador.
Sabemos que os finalizadores são importantes pois depositam nos fios nutrientes que irão continuar fazendo o trabalho de tratamento dos cabelos.
Neste sentido existe uma duvida que paira sobre consumidores em geral como também no publico profissional: qual a diferença entre leave-in (sem enxague) e os defrizantes de cabelo, no caso, cremes?
A algum tempo atrás eu falei sobre a importância que os defrizantes tem nos cabelos veja:
Basicamente quando falamos em "leave-in" estamos falando de um produto que pode ficar nos fios e que irá durante o tempo que estiver nos fios hidrata-los ou mesmo protege-los, depende de cada um e para quê serve.
Podemos citar os protetores solares de cabelo como leave-ins.
D'outra feita (que chique eu né!) os defrizantes são indicados para evitar que os cabelos fiquem com aqueles fiozinhos para cima após escova-los, ou mesmo prancha-los após a escova, e ainda para evitar que os fios fiquem muito indisciplinados sem escova.
Veja que acima eu falei para evitar que fiquem "muito" indisciplinados. E isso faço questão de ressaltar pois o cabelo que está disciplinado tem a necessidade de tratamentos específicos como uma cauterização a frio com shake anti frizz ou um shake de disciplina para que os fios fiquem naturais.
Assim como há a necessidade de usar produtos de manutenção para disciplinar os fios.
Uma boa pedida são os finalizadores catiônicos em caso de fios indisciplinados e que o defrizante é usado para deixar a escova mais baixinha. Para conhecer um pouco mais da tecnologia mencionada veja:
- Finalizadores cationizados ajudam os fios
Aí vem a pergunta: "Marlon existem leave-ins que são defrizantes ou defrizantes que são leave-ins"?
R: Sim
Existem produtos que o objetivo principal é ser defrizante. Isso quer dizer que o melhor uso e melhor resultado do produto é quando se usa ele com fonte de calor, para escova ou prancha, babyliss...
Em outros casos há produtos que são leave-ins mas que tem a possibilidade de serem usados como defrizantes sem no entanto danificar os fios. Nesse caso o uso do calor faz com que o produto tenha sua eficacia diminuída mas sem danificar os fios por esse uso.
Assim sendo é ideal e altamente recomendável que você verifique que tipo de leave-in seu cabelo precisa de acordo com os conceitos do CCB mostrados aqui no blog e que você pode conferir na aba de mesmo nome lá em cima.
A minha indicação é: tenha um para cada momento. Se você vai deixar os cabelos naturais então use um leave-in principal, se você vai secar use um defrizante.