Muita gente perguntando no Studio sobre os famosos "Íons". Para que servem? O que são? Qual a finalidade dos mesmos nos fios? Estragam? Ajudam? Para retirar algumas dessas duvidas, eu aqui do Cabelos e Sonhos resolvi editar essa matéria com carinho para deixar os leitores do Blog afiados sobre a questão. Vamos lá.
Para quem já ouviu falar em Íon, ou estudou em química, sabe que são moléculas ou átomos que ganharam ou perderam elétrons. E ao perder ou ganhar carga essa molécula/átomo fica positivamente ou negativamente carregada. E qual o efeito disso? É que quando os cabelos estão com mais cargas negativas, "ânions" os fios tendem a ficar mais arrepiados, mais "altos".
O ideal é que os fios estejam balanceados, com cargas positivas e negativas. O que acontece é que por causa de químicas ou por ações mecânicas continuadas (escovas, pentear os fios, secar em demasia sem protetor) acabam por retirar carga dos fios, deixando-os assim negativamente carregados. E por consequência os fios tendem cada vez mais terem cargas iguais, acabando assim em se repelirem, afinal cargas iguais se repelem.
Cabelo eletrizado por Eletrostática |
Hoje existem até mesmo tratamentos específicos para esse tipo de problema, que visam equilibrar as cargas do fio. E com certeza você já viu ou ouviu falar em secadores com carga de íons, chapinhas com íons e outros eletrônicos que prometem dar cargas nos fios com íons positivos. Eu não vou falar se são bons ou não porque ainda sou cético com relação a isso, mas vale o registro.
Veja também:
Com certeza você já teve cabelos eletrizados negativamente. Ou você nunca teve aqueles "fiozinhos" para o alto que te incomodavam ou incomodam muito?
Para resolver esse problema evite escovar os fios sem um bom protetor capilar e faça hidratações regularmente, com produtos que tenham o Ph baixo.
Gostou da matéria? COMENTE.
Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.
Ajude o blog a crescer. Seja fã da nossa página aqui ao lado!
Siga o Cabelos e Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos